quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O NAAH/S além de seus muros.

O NAAH/S, Núcleo de Atividades de Altas habilidades/Superdotação-ES, é uma iniciativa da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação - SEESP, com o objetivo de apoiar os sistemas de ensino, implantou em parceria com as Secretarias de Educação em todas as Unidades da Federação, os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S.
Esses núcleos estão organizados para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, oportunizando o aprendizado específico e estimulando suas potencialidades bem como o seu senso crítico. Contamos ainda com apoio pedagógico aos professores e orientação às famílias de alunos com altas habilidades/superdotação.
O projeto desenvolvido trouxe vários benefícios para os alunos atendidos, além de enriquecer o interesse pela área de cada um deles, conhecer as etapas e fazer parte da produção, aumentou a participação dosalunos, que em todos os encontros que acontecem semanalmente, visaram entender a teoria para fazer bonito na prática.

O NAAH/S é composto de três unidades:
A Unidade de Atendimento ao Aluno objetiva identificar atender e dar encaminhamento às necessidades educacionais do aluno indicado para o atendimento.
A Unidade de Atendimento ao professor busca orientar, capacitar e promover discussões entre profissionais da educação, por meio de palestras, grupos de estudos, cursos e seminários.
A Unidade de Apoio à família organiza periodicamente encontros entre os familiares e outros interessados, palestras e debates, buscando esclarecer dúvidas e dar orientação acerca das AH/SD. 

A equipe do NAAH/S é formado do Coordenador Geral e de professores facilitadores.

Segundo o documento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do ano de 2008, o aluno com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
O NAAH/S- ES trabalha em parceria com várias entidades governamentais e não governamentais, a fim de implementar políticas públicas que visem o pleno desenvolvimento do aluno com Altas Habilidades/Superdotação.


A Universidade de Vila Velha, UVV, foi uma de nossas grandes parceiras deste ano, com o desenvolvimento do Projeto Alfabetização Áudio/Visual.



O projeto desenvolvido trouxe vários benefícios para os alunos atendidos, além de enriquecer o interesse pela área de cada um deles, conhecer as etapas e fazer parte da produção, aumentou a participação dos alunos, que em todos os encontros que acontecem semanalmente, visaram entender a teoria para fazer bonito na prática.

Gizele da Silva Oliveira: “Eu gostei de aprender a manusear a câmera profissional, as etapas de produção e a usar o TP.”


Karol: "Gostei de chegar até aqui e poder ver como tudo é criado e funciona, a preparação dos profissionais, os bastidores do mundo da comunicação, além das etapas de criação e edição".


Sarah N. Lara: “Eu gostei muito, porque eu aprendi a usar as câmeras, o TP, os programas de computador e as etapas de edição.”


Caroline Roveta Terra: “Eu gostei de descobrir o que está por trás das câmeras, como funciona tudo e as etapas de produção.”


André Felipe: “A experiência de participar do projeto foi fantástico, pois passei por etapas importantíssimas para entender o mundo da comunicação, abrindo-me os olhos para a área que eu pretendo seguir"







Nenhum comentário:

Postar um comentário