quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Alunos do NAAH/S participam da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia.

Com o tema principal “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, a 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, aconteceu entre os dias 18 e 24 deste mês, no SESI de Jardim da Penha em Vitória.
                                      

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, o NAAH/S, marcou presença nos sete dias de evento. Os alunos, Ana Carolina da Rocha, Brenda Rocha Valentim, Evelyn Karoline, João Pedro Meireles Braga, Jéssica da Silva Pereira, Renato Martins de Oliveira, Yves Mahony Carvalho, Paulo Vitor, Luana Simões e Gabriel Merigueti, são atendidos pelo núcleo na experimentoteca da Universidade Federal do Espírito Santo, nas disciplinas de biologia, química e física.


E Quem vai explicar um dos experimentos para a nossa equipe é a aluna Brenda Rocha da Escola Estadual “Maura Abaurre” em Vila Velha, “Na área de biologia, explicamos o funcionamento do planeta, com plantas e insetos dentro de um terrário, onde observamos os fenômenos possíveis para a sobrevivência das plantas e dos insetos”. Os alunos Gabriel Merigueti e João Pedro Braga, simularam a vida dos peixes no fundo do mar, com ocorrência de três fenômenos, os alunos explicaram como ocorre a reflação da luz, a tensão superficial e o ajuste da flutuabilidade.
Sob a monitoria dos professores, Filipe Marques, Hellen Dias e Flávia Martinelli os alunos buscaram o conhecimento necessário para os dias de evento. “O evento é muito importante, porque além de trabalhar com o conhecimento dos alunos, eles trabalham com a comunicação, é uma adaptação para fazer apresentações, passando para o público, a ciência no dia-a-dia e os visitantes gostam, pois desperta a curiosidade, a aprovação de quem participa da explicação é positiva” Segundo o Monitor Filipe Marques, da área de química.

Durante o evento a turma do NAAH/S, deu uma lição de responsabilidade ambiental, a partir do projeto Terrário e Aquário que surgiu em parceria, Experimentoteca /PROEX/ UFES, com o NAAH/S, buscando ferramentas didáticas que facilitam a compreensão de fenômenos naturais.
O aluno Gabriel Merigueti destaca a importância do NAAH/S e do evento. ”O NAAH/S tem um papel muito importante, pois agregamos as nossas habilidades com os princípios do evento, é uma oportunidade única, é o momento de colocarmos em prática o que aprendemos através de nossas habilidades e o NAAH/S abriu as portas para as nossas realizações”. A aluna Luana Simões fala sobre a paixão pela área de física. ”O evento nos trouxe várias oportunidades, porque eu faço o que eu gosto, eu adoro física e pretendo seguir carreira, aprendendo com profissionais capacitados da área”.

O pequeno stand não afastou os visitantes para chegarem mais próximo e ouvirem a explicação dos alunos. Durante o evento o stand do NAAH/S permanecia sempre cheio de pessoas, principalmente de estudantes das redes municipal, estadual e particular presentes no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário