segunda-feira, 8 de novembro de 2010

" Meus desenhos ganham vida"


A personagem especial da nossa reportagem tem apenas 16 anos, Evelyn Karoline Guimarães que estuda na Escola Estadual “Maura Abaurre” no município de Vila velha, onde a jovem mora. Evelyn é atendida pelo NAAH/S na esperimentoteca, nas áreas de física e biologia. Fomos conhecer outra habilidade da jovem, habilidade que chama atenção de todos. Com um lápis e um papel em branco, Evelyn desenha roupas, de blusas até vestidos longos. Mas o que diferencia a jovem de outros apaixonados por desenhos é que a moça da “vida” ás suas ilustrações, ela recorta, mede, costura, criando peças novas para o seu vestuário e sempre inovando o seu guarda roupas.
A jovem desenha desde os quatro anos de idade, nesse curto tempo de vida, ela já traçava as linhas para um futuro promissor “Na primeira série, ganhei um desenho na feira do verde em Vitória para colorir, levei para meus professores e eles ficaram impressionados com a minha capacidade”. Aos nove anos começou a fazer vários cursos, entre eles, crochê, decoração de caixinha e bijuteria. A mãe da Evelyn, Ana Lucia Guimarães se enche de orgulho para falar sobre o trabalho da filha “Acho tudo tão maravilhoso, sempre exigir que ela desenhasse bem e depois de ver tudo pronto, produzido, só me resta orgulho e satisfação”. A mãe é a grande motivadora da filha, pois sempre que sobra dinheiro, ela faz questão de pagar cursos para a filha ampliar seus conhecimentos. Histórias de pessoas que já se surpreenderam com o trabalho da jovem não faltam.” Uma vez fui comprar barbante para finalizar uma peça e a vendedora não acreditou que fui eu que fiz a peça”(risos). O pai da jovem, Josevaldo Freire, trabalha como marceneiro e sua profissão serviu de inspiração para a filha que produziu desenhos de móveis para o pai fabricar. “Uma vez meu pai foi levar meus desenhos para uma decoradora, ela também não acreditou que os desenhos eram meus”.

INFONAAH/S: A partir de que momento você percebeu que seus desenhos poderiam ganhar vida?
EVELYN: Desde pequena minha mãe é costureira, então, comecei a desenhar e minha mãe começou a fazer as roupas que eu desenhava com oito anos.

INFONAAH/S: Quem foi seu maior motivador?
EVELYN: Eu mesmo sempre desenhava e a partir dos resultados obtidos, minha mãe me motivou para que eu continuasse.

INFONAAH/S: Quais foram seus primeiros desenhos?
EVELYN: As roupas das minhas bonecas, principalmente da Barby.


INFONAAH/S: O que suas amigas acham do seu trabalho?
EVELYN: Elas me chamam de mil e uma utilidades e uma delas já foi minha aluna no projeto escola aberta.

Ana Lucia não deixa escapar nada, conta com orgulho todos os trabalhos desenvolvidos pela filha e a valorização dos amigos e parentes. No aniversário da moça de 15 anos no ano passado, a maioria das coisas foram produzidas pela própria filha e diz ainda que ela não compra roupas para casa, pois Evelyn está sempre produzindo mais e mais.
O ambiente familiar foi propicio para a habilidade da jovem, pois o artesanato fez grande parte da vida do avô materno e foi Evelyn que ensinou a avó a fazer crochê.
O talento da jovem é reconhecido por aqueles que também entendem de moda, atualmente a moça foi convidada a fazer parte de um treinamento em uma grande rede de design de moda. Questionada sobre o que espera do NAAH/S, ela disse que espera aprender mais, possuir mais conhecimento, enriquecendo suas habilidades seja na moda ou em física e biologia.
E Evelyn define talentosamente seu trabalho “Parece sonho de criança, pois quando a criança desenha, ela quer que tudo aquilo no papel fosse real”.
A jovem vai mudando seus horários para encaixar as oportunidades que vão surgindo, oportunidades que vem sendo desenhada na mente da jovem que pretender cursar design de moda e continuar dando muito orgulho aos pais que sempre lutaram pelos objetivos da filha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário